20-04-2022

Itinerário resumido: Câmara Municipal, escola - mock elections, free time -praia, jantar - Konoba Tavern Atlantida

Hoje, dia 20 de Abril, tivemos um dia em cheio! Cheio de sorrisos, cheio de cultura, cheio de vitórias, cheio de presentes, cheio de união, cheio de fome que acabamos por matar com a ótima comida de Split!

Para começar a jornada fomos ao Town Hall, onde aprendemos mais sobre política na Croácia, mais propriamente sobre as eleições autárquicas na cidade de Split. Contamos com o representante da educação na Câmara Municipal, que nos informou que 60% do orçamento total da cidade é direcionado para a educação.

A seguir, fomos em direção à estação do autocarro para irmos para a escola. No caminho, houve bastante convívio, sorrisos, partilha e muitas fotos!  Passamos por uma pequena feirinha onde pudemos comprar alguns presentes para familiares e amigos.

Chegado o autocarro, fomos para a escola para mais um grande projeto.

O projeto de hoje foi Mock elections, que consiste numas eleições a fingir para presidente de uma vila, à qual chamamos Euroville. Foi então que o grande grupo se separou em 3 grupos com 3 candidatos. Para além disso, houve mais um pequenino grupo de apenas 3 pessoas que ficaram como Moderadores. Dessa forma, todos os grupos tiveram trabalhos diferentes a preparar a campanha dos seus candidatos e assim temos duas experiências diferentes para contar. Uma é a do grupo dos moderadores que esteve sempre a comunicar e a fazer o seu melhor para que o debate corresse na melhor maneira possível. Já no grupo dos candidatos, houve uma separação de tarefas, nas quais uma parte do grupo planeava e construía um poster para a campanha do candidato e a outra parte tratava do que o candidato defendia e ia tratar na primeira parte do concurso - discurso de apresentação de cada um. É nesta parte do dia que entram as vitórias e os presentes! E estamos demasiado contentes por ver um português ganhar o desafio nesta linda cidade!

Depois desta vitória em grande que todos nós apreciamos imenso, decidimos ir conhecer a praia de perto. Dessa forma, fomos em conjunto desde a escola até à praia, onde vimos que é bastante diferente da nossa. Ai, como é diferente! A água, em vez de suja ou escura, é limpa e translúcida. As ondas passaram de violentas para a calmaria. A areia? Bem, aqui não há. Mas é uma praia completamente magnífica!

Dada como celebrada a vitória do português no concurso, regressamos ao hotel para nos encontrarmos todos e irmos até ao centro da cidade novamente para jantarmos num restaurante à escolha dos croatas. O restaurante escolhido foi Konoba Tavern Atlantida que fica em Riva, portanto, na costa. Melhor parte!!!!!!! Jantamos com vista para o mar! Já imaginaram melhor? Não me parece.

A comida era tradicional e continha cogumelos, pickles, carne, puré de batata e arroz. Pelas opiniões dos outros portugueses, esperávamos que fosse um bocado melhor, mas não foi propriamente mau. De qualquer modo, era pouco para manter o nosso físico português e fomos comer um gelado sentados num banco, mais uma vez, virados para o mar, a aproveitar a vista única.

Neste segundo dia, continuamos admirados com a beleza magnífica que esta antiga cidade tem! É uma cidade única, calma, bela, organizada, histórica, cultural, turística. Resumindo, neste segundo dia, reparamos que toda a gente que ficou no Porto pode ter inveja, porque no domingo chegamos ao Paraíso.

Batam palmas! Quando chegarmos vamos ter muitas histórias para contar!

Ana Cláudia, Ana Vieira e Letícia Guedes

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora