22-04-2022

Itinerário resumido: Zadar; convívio na praia

Hoje o dia começou mais cedo do que qualquer outro, uma vez que grande parte dos alunos foram acordados precocemente devido às prolongadas e poderosas rajadas de vento que impactaram o hotel naquela noite: Pelos vistos, este acontecimento não é muito comum em Split, isto porque mesmo os alunos croatas estavam surpreendidos.

Após socializarmos com o resto dos alunos do projeto durante o pequeno almoço, prosseguimos para o autocarro que nos levaria até a belíssima cidade de Zadar. O autocarro tornou-se uma fortaleza e discoteca ambulante, isto porque durante a viagem vivenciamos um clima de tempestade e adicionalmente de festa porque a música não era algo que estava em escassez naquele autocarro.

Quando chegamos a Zadar o impacto foi imediato. O tempo tinha aliviado, o sol estava a aparecer, e as nuvens a fazer exatamente o contrário. Isto deu-nos uma perspetiva que mais tarde nos viria a ser confirmada, uma vez que Zadar é conhecida como a cidade do Sol e este estava a fazer uma entrada deslumbrante.

Após todos os alunos terem saído do autocarro, tivemos 1 hora de tempo livre que nos permitiu conhecer de uma forma superficial a cidade. Mas nada de se afligir, visto que, após esse período, fizemos uma visita guiada pelos diversos edifícios e ruínas da cidade, estas tendo sido construídas e restauradas ao longo do tempo. Isso permitiu ver a elevada discrepância entre estilos de arquitetura presentes na cidade, havendo ruínas do século IV junto a edifícios do século XX.

Ainda na visita ficamos a conhecer a atração mais recente da cidade, o Órgão do Mar. Provavelmente não há palavras suficientes para descrever a perfeição à qual fomos expostos, até porque para além do prazer auditivo, também tínhamos o Mar Adriático a deliciar as nossas vistas, sendo este mesmo o músico que é responsável por aquela belíssima melodia.

Após esta cansativa mas enriquecedora visita guiada pela cidade, fomos mais uma vez premiados com cozinha croata e esta, mais uma vez, não desapontou.

Após o almoço, eu (Alex), os alunos croatas e uma aluna polaca fomos andar pela cidade, sendo que não sabíamos o que fazer com tanto tempo livre (2h e 30min). Foi aí que tivemos a ideia de fazer Geocaching, que é uma atividade de caça ao tesouro onde existem recipientes escondidos espalhados pelo mundo inteiro (e é possível saber a localização destes através da aplicação), enquanto conhecíamos melhor a cidade. Os dois "tesouros" que encontrámos estavam escondidos em buracos nos muros de dois parques. Tenho que admitir que foi muito divertido e a cidade possuía também muitos sítios que nos mantinham conectados com a Natureza. Depois disso, passámos por algumas lojas e eu experimentei uma deliciosa especialidade croata chamada "burek", que era um folhado recheado com carne.

A viagem de retorno a Split foi longa, mas nós entretivemo-nos a ouvir músicas dos diferentes países e a cantar. Na viagem pudemos ver algumas montanhas da Croácia. Elas são enormes e estão em todo lado e o tipo de rocha parece um pouco diferente das de Portugal.

O nosso jantar foi no hotel e a comida novamente não desiludiu! De seguida, fomos para a praia conviver com o resto dos alunos do Erasmus. Conversámos e dançámos algumas músicas e já começamos a sentir alguma ansiedade porque o fim desta incrível experiência está a chegar.

Alexandre Imperadeiro  e Gonçalo Maia

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora