24-04-2022
Itinerário resumido: Regresso a Portugal
Hoje, dia 24 de abril, o bom dia deu-se mais tarde. Só fomos para o pequeno-almoço às 9:00h, para nosso bem portanto. Há quantos dias não tínhamos uma noite de sono regulado! Foi por uma boa causa.
Ou seja, o último pequeno-almoço, as últimas horas no quarto, as últimas despedidas, os últimos minutos no paraíso. Pequeno-almoço que nem vale a pena falar... tantas vezes que já foi falado! O maravilhoso pequeno-almoço que nos dá energia para todo o dia. Mas hoje foi um pequeno-almoço triste, vazio, calmo, ao contrário de todos os outros que tivemos, pois os franceses já tinham há muito partido e os polacos ainda dormiam...
Teve que ser! Não podíamos ficar mais. Valeu a experiência incrível que tivemos, por tudo o que passamos - e passamos por tudo! - por todo o convívio, festas no quarto, visitas maravilhosas a sítios paradisíacos, que coisa mais bela! Que coisa mais inesquecível! Que coisa mais brilhante!
Entretanto, o aeroporto de Split fez-nos passar por mais umas quantas coisas como: tentativa de engano a portugueses - não é fácil, mas vão tentando. Tentativa de engano? Exatamente! Tentativa de engano. Quando fomos a uma loja comprar mais umas lembranças, gastar o último dinheiro, a senhora da caixa não estava a dar o troco direito! A uma pessoa podia ter sido engano. A duas pessoas, Hm!, nem por isso! A três, era de propósito. Mas isto entre alunos. Até que a nossa professora veio ter connosco e disse-nos: "vocês acreditam que me tentaram roubar na caixa? Nem acredito". Ao pedir à professora para trocar as moedas por notas, a funcionária disse que contava o dinheiro e então ia fingir que todas as moedas que a professora tinham davam apenas 10€ quando a professora sabia ter mais. No fim tudo correu bem e estes portugueses não conseguiu enganar. Andamos sempre com os olhos bem abertos a tentativas destas! Porém, vai ficar na história da viagem, com muitas outras coisas; e por isso vai tornar a viagem ainda mais inesquecível do que já estava a ser.
Entramos no avião. Ao menos, uma boa companhia! Tudo correu maravilhosamente bem, desde Split a Amesterdão. A meio do voo ainda nos deram comida e bebida. As hospedeiras de bordo eram super simpáticas e adoramos o voo. Assim, rapidamente chegamos ao nosso primeiro destino - Países Baixos. De escala foram 5 horas. Bem passadas. Tivemos tempo para comprar lembranças de Amesterdão, para ler e conviver com alunos e professores, para comer, rir, brincar. Para o habitual que vocês já ouviram falar. Com a ajuda de todos, as 5 horas passaram sem darmos por elas! E num piscar de olhos já estávamos dentro do avião outra vez, a sobrevoar cidades lindíssimas e um mar inacabável.
De Amesterdão a Portugal, a viagem foi bastante semelhante. Poucos ou nenhuns atrasos, comida no voo, simpatia. Ou seja, tudo correu bem!
Foi assim que chegamos! Com a alegria e contentamento de chegar a casa, mas com a tristeza do que foi deixado para trás. Chegamos. Ao fim de uma semana!... aquela que vocês tanto têm ouvido falar... aquela que vocês estão invejosos para vir... aquela em que tudo aconteceu... aquela que foi a mais divertida... aquela em que houve o maior convívio e conhecimento. Aquela que acabou agora mesmo, de terminar. Sentimos já um calor no coração ao pensar no tranquilo e melodioso Adriático, na forma megalítica como nos saudaram e se despediram de nós as cordilheiras sempre presentes na paisagem croata, e que tão bem nos souberam manter no seu regaço! Foram dias felizes terminados com algumas fotos no cockpit com um excelente piloto da KLM!
Mas que bom é, enfim, ouvir português e sentir a tranquilidade do lar e do abraço da família!
Bruno Martins